quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Astroblemas - Impacto de Cometas e Meteoros


Impacto de corpos vindos do espaço deixaram

marcas no relevo do Planeta




Domo de Vargeão - SC Brasil


A Imagem acima mostrando a topografia do Domo de Vargeão mostra uma vista em perspectiva em falsa-cor, com as áreas mais elevadas em vermelho e as menos elevadas em azul, à qual foi aplicada sombreamento direcional de relevo.A sua datação é estimada como no máximo 60 ou 50 milhões de anos. A cidade de Vargeão situa-se numa altitude aproximada de 1.000 metros enquando a base da cratera situa-se numa altitude média de 800 metros em relação ao nível do mar, havendo um desnível médio de 225 m entre a base e as bordas da cratera. Formações de rochas do arenito Botucatu, que deveriam estar a 700 m de profundidade no solo, aforam na superfície


Vargeão-SC
Coordenadas: 26º 49' 10 S, 52º 09' 25


O astroblema de Vargeão situa-se na cidade homônima, no oeste de Santa Catarina, e é o remanescente erosivo de uma cratera de impacto de corpo celeste que atingiu esta região. A cratera tem cerca de 12 km de diâmetro, formando uma notável estrutura circular. As rochas mais novas afetadas são os basaltos da Formação Serra Geral, de idade Cretácea, sendo que a estrutura apresenta um núcleo central soerguido, típico de crateras complexas, onde afloram arenitos, provavelmente pertencentes às Formações Botucatu (Jurássico) e Pirambóia (Triássico). Estima-se que o corpo celeste tenha tido cerca de 540 metros de diâmetro.

O Domo de Araguainha-MT é um astroblema.
O maior astroblema da América Latina está situado nas Coordenadas: 16º 47´S e 52º 59´W, entre as localidades de Araguainha e Ponte Branca, no Estado do Mato Grosso. O vocábulo astroblema vem das palavras gregas astron = estrela e blema = cicatriz, que leva ao significado de “cicatriz de estrela”




Ainda no Brasil houve um impacto de Meteoro, no Nordeste  datado de 300 Milhões de anos.


Tocantins
Cratera da Serra da Cangalha: 8º05`S 46º52`W





A cratera de Vredefort na África do Sul, com 300 km de diâmetro e mais de dois bilhões de anos, é considerada a maior e a mais antiga cratera de impacto já descoberta na Terra.


Vredefort - África do Sul


Localiza-se na Província do Estado Livre da África do Sul.

Estima-se que o meteoro que causou a cratera tivesse entre 6 a 10 km de diâmetro e que este embateu na Terra há cerca de 2,1 bilhões de anos com uma velocidade de 40.000 a 250.000 km/h.
É um testemunho do evento conhecido que mais energia libertou e que causou enormes mudanças globais, incluindo mudanças evolutivas. Apesar da importância para a história do planeta, actividades geológicas na superfície da Terra levaram ao desaparecimento de evidências da maioria das áreas de impacto. Vredefort é hoje o único exemplo que fornece todas as características deste tipo de formação na superfície do planeta.




Crateras do Brasil:

                                 Domo de Araguainha - Mato Grosso/Goiás - 16°47′S, 52°59′W




Cratera da Colônia - São Paulo - 23°52′S, 46°42.5′W


Serra da Cangalha - Tocantins - 8°05′S, 46°52′W


São Miguel do Tapuio - Piauí - 5°38′S, 41°24′W


Cerro Jarau - Rio Grande do Sul - 30°12′S, 56°33′W


Cratera de Piratininga - São Paulo - 22°30′S, 49°10′W


Cratera Inajá - Pará - 8°40.50′S, 50°58.50′W


Cratera de Ubatuba - São Paulo - 23°18.25′S, 44°55.75′W


Domo Vargeão - Santa Catarina - 26°49′S, 52°10′W


Cratera de Aimorés Minas Gerais - 19°25.5′S, 41°03′W


Cratera de Vista Alegre - Paraná - 25°57′S, 52°41′W


Cratera de Santa Marta - Piauí - 10°11′S, 45°15′W


Cratera de Riachão - Maranhão - 7°43′S, 46°39′W


Crateras Mundiais:


Teague (Austrália)


Sain Martin (Canadá)

Siljan (Suécia)

Puchezh-Katuni (Rússia)

Acramam (Austrália)

Popigai (Rússia)

Manicouagan (Canadá)

Chicxlub (México)

Sudbury (Canadá)

Vredefort (África do Sul)

Wilkes Land (Antártida)

      http://www.unb.br/

ERRATA:
A estrutura dômica de Patrocínio MG não se trata de um astroblema, muito obrigado ao leitor Renato Emanuel que nos indicou esta correção!!
Continuem ligados!!


EXISTEM MUITAS CONTROVÉRSIAS SOBRE ESTAS ESTRUTURAS E SUAS FORMAÇÕES, ASSIM COMO SUA FUNÇÃO NA TECTÔNICA DE PLACAS E NO APARECIMENTO DE HOT-SPOTS.

3 comentários:

Renato Emanuel disse...

Muito interessante o Blog, mas vocês citaram Patrocínio Mg como possuidora de uma cratera. A região na verdade apresenta uma estrutura Dômica Básico-Alcalina relativa a diastrofismo regional. oriundo da subsidência da Bacia do Paraná que causou Geóclases na área da Bacia de Bambuí. próxima ao Arco da Canastra.

Então o formato circular com rampas que as pessoas muitas vezes chamam de cratera é na verdade uma tentativa vulcânica frustada.. Curiosamente o topo geral apresenta índices altimétricos estáveis que lembram um topo de chapada existe no alto desta área uma lago gerado a partir do entulhamento do pondo de vazão por trabalho do período da escravidão. É bem verdade que nesta área inundada existe uma depressão local no terreno, mas ela é formada por dissolução carbonática.

Para mais informações recomendo os trabalhos Casseti..

Inclusive Valter Casseti tem um livro sobre esta estrutura..

Livro: Estrutura e genese da compartimentação da paisagem de serra negra- mg. VAlter Casseti - UFG.

Grato Renato Emanuel Silva.



João Paulo disse...

Muito obrigado Renato, esse tipo de comentário é muito útil, pois em nossas pesquisas podem haver erros da própria fonte, e é normal que os leitores mais desavisados não percebam.
Que bom que você faz parte do nosso quadro de leitores bem informados!
Muito obrigado mesmo por tudo, inclusive as indicações de novas fontes!!
Continue nos ajudando.

atenciosamente;
João Paulo Ribeiro

Romes disse...

É realmente interessante o blog e o tema q se trata,pois imagino q o planeta terra,com a idade q tem e com a evolucao cientifica tenologica ,poderá ser palco de muitas outras descobertas . tendo em vista as diferenças de cada pais. mesmo no que se refere à idade de cada um, um pais como Brasil com apenas 500 anos seria diferente de outros q tem mais de 3.400 anos ,,...existe rincoes escondidos em alguns estados que ha pouca circulaçao de humanos... um bom exemplo deste é uma cratera existente no setor sul do municipio de Itamarandiba MG, o local tem onome de GROTAO. formato seme circular com bordas ja desgastadas de ate 320 mt de altura. indo ao sentido sul nos limites municipais com Rio Vermelho.. talvez no futuro alguem tenha disposiçao de estuda-la . o blog ta de parabens pelas materias Atenciosamente Romes P Frois Serra Azul de Minas MG

Sua Frase