domingo, 6 de junho de 2010

Vulcão no Equador registra grande atividade


Vulcão Tungurahua entra em erupção



O vulcão Tungurahua, no centro do Equador e em erupção desde 1999, registra nível alto de atividade, com tremores e explosões, que vêm sendo acompanhadas de retiradas voluntárias da população, informou a vulcanologista Liliana Troncoso, do Instituto Geofísico (IG, estatal), nesta quarta-feira.

Está "em nível alto de energia, caracterizada pela geração de tremores, com a vibração do edifício vulcânico e explosões", disse.

O Tungurahua (que significa garganta de fogo na língua quíchua) tem cinco explosões por hora, explicou, e com tendência ascendente".

O processo eruptivo do vulcão, de 5.029 metros de altura e 135 km ao sul de Quito, alcançou o maior pico em 2006, quando fez seis mortos. Na sexta-feira passada voltou a ganhar força, obrigando a evacuação imediata de 2.500 pessoas.

O grau do alerta geral ainda está no amarelo para as áreas de risco nas províncias de Chimborazo e Tungurahua, informou o prefeito da cidade de Penipe, Fausto Chunata.

Segundo a Defesa Civil, as cinzas espalhadas, que levaram na sexta-feira ao fechamento temporário do aeroporto internacional de Guayaquil (sudoeste) e a suspensão de voos, afetou 1.861 hectares de cultivos, destruindo várias plantações.

A cidade turística de Baños fica aos pés do vulcão e seus 15.000 moradores foram retirados à força em 1999, retornando a suas casas depois de vários meses.

O Tungurahua lança lava e fluxos piroclásticos (misturas de gases, cinzas e rochas com temperaturas de até 800 °C).




Nenhum comentário:

Sua Frase