sábado, 12 de junho de 2010

Imagem da Semana - Cratera da guatemala

Imagem da Semana

Cratera de 60m engole prédio na Guatemala

Será que foi provocada por uma Dolina, ou o desabamento de um poço antigo?

Quem souber por favor posta aí nos comentários.
Parece muito com uma Dolina de Abatimento, mas esse tipo de estrutura acontece em relevo Cárstico, sendo necessário muito tempo de dissolução das rochas Calcáreas para que o teto da caverna subterrânea desabe.
A retirada de água do lençol freático pode acelerar esse processo, bem como a erosão que acontece numa época de chuvas, lembrando que esse fenômeno aconteceu na passagem de uma frente fria sobre a cidade.

domingo, 6 de junho de 2010

Vulcão no Equador registra grande atividade


Vulcão Tungurahua entra em erupção



O vulcão Tungurahua, no centro do Equador e em erupção desde 1999, registra nível alto de atividade, com tremores e explosões, que vêm sendo acompanhadas de retiradas voluntárias da população, informou a vulcanologista Liliana Troncoso, do Instituto Geofísico (IG, estatal), nesta quarta-feira.

Está "em nível alto de energia, caracterizada pela geração de tremores, com a vibração do edifício vulcânico e explosões", disse.

O Tungurahua (que significa garganta de fogo na língua quíchua) tem cinco explosões por hora, explicou, e com tendência ascendente".

O processo eruptivo do vulcão, de 5.029 metros de altura e 135 km ao sul de Quito, alcançou o maior pico em 2006, quando fez seis mortos. Na sexta-feira passada voltou a ganhar força, obrigando a evacuação imediata de 2.500 pessoas.

O grau do alerta geral ainda está no amarelo para as áreas de risco nas províncias de Chimborazo e Tungurahua, informou o prefeito da cidade de Penipe, Fausto Chunata.

Segundo a Defesa Civil, as cinzas espalhadas, que levaram na sexta-feira ao fechamento temporário do aeroporto internacional de Guayaquil (sudoeste) e a suspensão de voos, afetou 1.861 hectares de cultivos, destruindo várias plantações.

A cidade turística de Baños fica aos pés do vulcão e seus 15.000 moradores foram retirados à força em 1999, retornando a suas casas depois de vários meses.

O Tungurahua lança lava e fluxos piroclásticos (misturas de gases, cinzas e rochas com temperaturas de até 800 °C).




Sua Frase