quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tsunami em JACARTA

A força dos eventos tectônicos  




         Pelo menos 75 pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e milhares estão soterradas em escombros de edifícios que desabaram devido ao terremoto de 7,6 graus na escala Richter que atingiu a ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, nesta quarta-feira 30/09/2009. O número de vítimas foi informado pelo prefeito de Padang, Fawzi Bahar, ao vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla.
        Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve magnitude de 7,6 graus na escala Richter, força semelhante ao tremor da última terça-feira na região das Ilhas Samoa
O terremoto foi registrado no mar às 19h16 (7h16 de Brasília), 78 quilômetros ao sudoeste de Padang, na província de Sumatra Ocidental.


Vídeo da onda


Acompanhe o registro dos terremotos no Mundo ao vivo neste link:

http://earthquake.usgs.gov/





Astroblemas - Impacto de Cometas e Meteoros


Impacto de corpos vindos do espaço deixaram

marcas no relevo do Planeta




Domo de Vargeão - SC Brasil


A Imagem acima mostrando a topografia do Domo de Vargeão mostra uma vista em perspectiva em falsa-cor, com as áreas mais elevadas em vermelho e as menos elevadas em azul, à qual foi aplicada sombreamento direcional de relevo.A sua datação é estimada como no máximo 60 ou 50 milhões de anos. A cidade de Vargeão situa-se numa altitude aproximada de 1.000 metros enquando a base da cratera situa-se numa altitude média de 800 metros em relação ao nível do mar, havendo um desnível médio de 225 m entre a base e as bordas da cratera. Formações de rochas do arenito Botucatu, que deveriam estar a 700 m de profundidade no solo, aforam na superfície


Vargeão-SC
Coordenadas: 26º 49' 10 S, 52º 09' 25


O astroblema de Vargeão situa-se na cidade homônima, no oeste de Santa Catarina, e é o remanescente erosivo de uma cratera de impacto de corpo celeste que atingiu esta região. A cratera tem cerca de 12 km de diâmetro, formando uma notável estrutura circular. As rochas mais novas afetadas são os basaltos da Formação Serra Geral, de idade Cretácea, sendo que a estrutura apresenta um núcleo central soerguido, típico de crateras complexas, onde afloram arenitos, provavelmente pertencentes às Formações Botucatu (Jurássico) e Pirambóia (Triássico). Estima-se que o corpo celeste tenha tido cerca de 540 metros de diâmetro.

O Domo de Araguainha-MT é um astroblema.
O maior astroblema da América Latina está situado nas Coordenadas: 16º 47´S e 52º 59´W, entre as localidades de Araguainha e Ponte Branca, no Estado do Mato Grosso. O vocábulo astroblema vem das palavras gregas astron = estrela e blema = cicatriz, que leva ao significado de “cicatriz de estrela”




Ainda no Brasil houve um impacto de Meteoro, no Nordeste  datado de 300 Milhões de anos.


Tocantins
Cratera da Serra da Cangalha: 8º05`S 46º52`W





A cratera de Vredefort na África do Sul, com 300 km de diâmetro e mais de dois bilhões de anos, é considerada a maior e a mais antiga cratera de impacto já descoberta na Terra.


Vredefort - África do Sul


Localiza-se na Província do Estado Livre da África do Sul.

Estima-se que o meteoro que causou a cratera tivesse entre 6 a 10 km de diâmetro e que este embateu na Terra há cerca de 2,1 bilhões de anos com uma velocidade de 40.000 a 250.000 km/h.
É um testemunho do evento conhecido que mais energia libertou e que causou enormes mudanças globais, incluindo mudanças evolutivas. Apesar da importância para a história do planeta, actividades geológicas na superfície da Terra levaram ao desaparecimento de evidências da maioria das áreas de impacto. Vredefort é hoje o único exemplo que fornece todas as características deste tipo de formação na superfície do planeta.




Crateras do Brasil:

                                 Domo de Araguainha - Mato Grosso/Goiás - 16°47′S, 52°59′W




Cratera da Colônia - São Paulo - 23°52′S, 46°42.5′W


Serra da Cangalha - Tocantins - 8°05′S, 46°52′W


São Miguel do Tapuio - Piauí - 5°38′S, 41°24′W


Cerro Jarau - Rio Grande do Sul - 30°12′S, 56°33′W


Cratera de Piratininga - São Paulo - 22°30′S, 49°10′W


Cratera Inajá - Pará - 8°40.50′S, 50°58.50′W


Cratera de Ubatuba - São Paulo - 23°18.25′S, 44°55.75′W


Domo Vargeão - Santa Catarina - 26°49′S, 52°10′W


Cratera de Aimorés Minas Gerais - 19°25.5′S, 41°03′W


Cratera de Vista Alegre - Paraná - 25°57′S, 52°41′W


Cratera de Santa Marta - Piauí - 10°11′S, 45°15′W


Cratera de Riachão - Maranhão - 7°43′S, 46°39′W


Crateras Mundiais:


Teague (Austrália)


Sain Martin (Canadá)

Siljan (Suécia)

Puchezh-Katuni (Rússia)

Acramam (Austrália)

Popigai (Rússia)

Manicouagan (Canadá)

Chicxlub (México)

Sudbury (Canadá)

Vredefort (África do Sul)

Wilkes Land (Antártida)

      http://www.unb.br/

ERRATA:
A estrutura dômica de Patrocínio MG não se trata de um astroblema, muito obrigado ao leitor Renato Emanuel que nos indicou esta correção!!
Continuem ligados!!


EXISTEM MUITAS CONTROVÉRSIAS SOBRE ESTAS ESTRUTURAS E SUAS FORMAÇÕES, ASSIM COMO SUA FUNÇÃO NA TECTÔNICA DE PLACAS E NO APARECIMENTO DE HOT-SPOTS.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Game

Esse jogo é pra quem não tem nada pra fazer.



O carinha de preto parece que está fugindo da CIDADE, não consegui chegar no fim, mas acho que deve ser no MATO.




quinta-feira, 24 de setembro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Escala do Universo

Começando pela escala da Tectônica de placas Terrestre



As imagens a seguir agradam qualquer estudante de Geologia.








Escala real - Terra/Lua [Fonte: Sedentário]


Em uma escala que faz a humanidade se sentir micrométrica




Terra e Vênus tem tamanho muito parecido. O raio equatorial da Terra é de 6378 km, enquanto o de Vênus, 6051 km. Uma diferença não muito grande.
Marte, por sua vez, é bem menor. Seu raio é de 3397 km, ou seja, um pouco maior que a metade do nosso planeta. Marte é 1.3 vezes maior que Mercúrio, com 2439 quilômetros de raio, que por sua vez é o dobro de Plutão, com 1160 km. Não é a tôa que Plutão foi rebaixado, não acha? A maioria dos telescópios de médio porte, usado por amadores, não consegue vê-lo. Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio!



Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta. Se fosse ôco, caberia mais de 2 mil Terras dentro dele! Saturno, o segundo maior planeta, não fica atrás. Seu raio é de 60268 quilômetros.

Na sequência vemos o Sol. Seu raio, de 695 mil quilômetros é 100 vezes maior que o raio terrestre.




Bem menores, Urano e Netuno têm 51108 e 49538 quilômetros de raio, mesmo assim, aproximadamente 8 vezes maiores que Terra. A figura mostra bem o quanto somos pequeninos perto desses gigantes de gás!

Mas as comparações não param. Nem mesmo o Sol é tão grande quanto parece. A ilustração abaixo mostra que até ele se torna uma pequena estrela quando comparado à outros sóis, muitos anos-luz distantes. Nosso Sol não passa de uma lanterna quando comparado à Sirius, distante 25 anos-luz do nosso planeta e a estrela mais brilhente no céu noturno.
 


Mas até mesmo Sirius, se comparada à grande Arcturus, perde sua majestada. Essa estrela gigante, 17 vezes maior que o Sol, põe suas concorrentes no chão e faz nosso Sol parecer uma pequena lamparina !

Mas não se iluda. No universo a briga é boa e quando você acha que já viu tudo, pode se enganar. Veja a imagem abaixo.



Agora quem parece uma pulga é a gigantesca Arcturus. Perto de Antares, uma supergigante vermelha distante 600 anos-luz da Terra, tudo parece pequeno. Antares é 700 vezes maior que nosso sol e brilha 10 mil vezes mais forte. Localiza-se no centro da constelação do Escorpião, e devido à sua coloração avermelhada, alguns astrônomos a chamam de Coração do Escorpião.







E para fechar o post com chave de ouro, o Nordestão e seus 1 558 196 km².




Imagens - Pedalando e Geologando

O futuro das Bikes








       ( Copiado descaradamente do site http://www.coolest-gadgets.com/ )




domingo, 20 de setembro de 2009

Paralisação dos alunos de Geologia na UFRB

Leia a NOTA DE ESCLARECIMENTO do Instituto de Geologia - UFBA Barreiras



 
 

 



Estudantes de Geologia da Universidade Federal do recôncavo da Bahia estão paralizados, segundo eles faltam professores, livros na Biblioteca etc.





 "De acordo com a Diretora do curso Joana Luz, a solução encontrada para amenizar a situação seria a transferência dos estudantes para Salvador, uma vez que não há profissionais para a área que se disponibilize a prestar concurso para Barreiras. O problema não é nosso, abrimos concursos, mas não houve inscritos, então não há o que se fazer, a não ser a transferência deles para terminar o curso em Salvador”, enfatizou exaltada a diretora, que pontuou também que infelizmente não foi previsto a ocorrência desses problemas nos estudos para a criação do curso na unidade da UFBA em Barreiras.

Os estudantes alegam também que não há possibilidades de serem transferidos para Salvador, pois não tem condições de se manter na capital. “Não temos condições de estudar em outra cidade, fizemos o vestibular para estudar aqui e é o que queremos. A UFBA criou o curso para Barreiras, portanto ela tem que dar todas as condições para nós estudantes nos graduar. Não podemos ser vítimas da irresponsabilidade desse povo”, esclareceu Carlos José, estudante.



           Veja a matéria completa no site Novo Oeste CLICANDO AQUI .



  •     E mais: 



        Blog com notícias atualizadas pelos alunos da UFRB
http://www.geologiaufbabarreiras.blogspot.com/
          

   Site da ENEGE

XIII Enearte Salvador 2009








Onde?
-Centro de esportes de Ondina


-Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas -      SãoLázaro


-Escola de Dança da UFBA


-IHAC (Instituto de Humanidades Artes e Ciências) - PAF 3 (Ondina)


-Comunidades do Alto das Pombas e Calabar (comunidades vizinhas aos locais onde ocorrerão o ENEARTE).


*Os shows acontecerão no Centro de Esportes de Ondina.


sábado, 19 de setembro de 2009

Fossa e Estruturas Sedimentares em Marte

Imagens inéditas da superfície de Marte capturadas pelo Telescópio Hubble da NASA revelam estruturas semelhantes a marcas de onda e Dunas.



       
Fossa Ulisses







      
Marcas    


   

     
    Encosta em Marte

Yahoo Grupos - GEOBAHIA


                                                                                    (Imagem: Vladimir Kush)






  Sugiro aos alunos de Geologia da Bahia que se inscrevam nesse grupo:

Geodownload

     Até que enfim uma coisa útil nesse Blog




Recomendo o blog   GEODOWNLOAD   para quem quiser baixar algum livro de Geologia, o blog tem vários arquivos disponíveis sobre a Geo.


Aproveitando pra divulgar para mim mesmo o link do HD virtual, que eu espero  ir postando e também divulgar os seus arquivos sobre Geologia, a pasta fica bem ali na coluna da direita, quem tiver algum material pra postar é só comentar com o link do arquivo anexo.


Chega de histórinha;


Liberta!!!!!!!!   VP


Primeira postagem (roots)

Cá estou eu na primeira postagem com o vídeo que me inspirou a fazer um Blog!



Sua Frase